segunda-feira, 20 de abril de 2015

Macau no raid Madrid-Manila de 1926

Por estes dias, no já longínquo ano de 1926, decorria o raid aéreo Madrid-Manila que teve passagem por Macau. Foi realizado pela “Escuadrilla Elcano“ formada por três aviões militares “Breguet XIX” comandados por Joaquín Loriga Taboada (chefe de esquadrilha - na imagem abaixo), Rafael Martínez Esteve e Eduardo Gonzalez Gallarza e os respectivos mecânIcos: Joaquin Arozamena Postigo, Pérez e Calvo. Partiram de Madrid a 5 de Abril de 1926 e precisaram de 39 dias para fazer os 17.500 quilómetros em 20 etapas. Existe ainda a referência a 18.900 kms, 17 etapas e 33 dias.
Aterraram em Macau às 17h20 horas do dia 1 de Maio de 1926, no antigo campo de Mong Há. Uma aterragem atribulada devido a uma avaria (as asas do avião de Loriga bateram numas árvores). O avião de Taboada caiu na China (Sang Tong). Ele e o piloto foram primeiro recolhidos por uma embarcação chinesa que depois os entregou à canhoneira "Pátria" que, juntamente com a lancha-canhoneira "Macau" tinha ido à procura dos pilotos espanhóis. 
Vinham de Hanói e estiveram por Macau vários dias. Partiram para a última etapa do raid rumo a Manila (com escala em Aparri) no dia 11 de Maio. Só um aparelho prosseguiu viagem a partir de Macau, o Breget nº 30.
O trajecto do raid e o Breget
Um postal da canhoneira "Pátria" e uma emissão filatélica especial que assinalou a passagem do raid Madrid-Manila por Macau em 1926. Duas cartas com cartas com carimbo dos correios de Macau em Maio de 1926.
 

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