terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

"Porto Interior" por Pedro Barreiros


"Porto Interior" é o título da mais recente exposição de Pedro Barreiros que pode ser vista até 10 de Abril, de segunda a sexta, das 9h às 20 horas, na Delegação Económica e Comercial de Macau - Av. 5 de Outubro, 115 - Lisboa.
O blogue Macau Antigo - onde o Porto Interior que inspirou Pedro Barreiros também pode ser visto - desvenda alguns dos quadros e apresenta um excerto do texto do autor que acompanha esta mostra de 20 óleos sobre tela.
(...) Passei muitas horas muitos dias a olhar para cada um dos recantos, ruelas becos e pátios do meu porto interior e dialoguei em profundo silencio com os seus moradores que foram lá postos por nós os dois com uma arrumação que só podia ser aquela sem que isso resultasse de um estudo prévio e baseado em qualquer relação ponderada e discutida. A ordem daquilo tudo saiu de dentro de nós de forma espontânea comum, cúmplice e íntima.
Durante esse tempo de olhar as coisas e reflectir em diálogo mudo com elas, veio-me o desejo de as pintar, de fixar aqueles momentos com os meus pincéis e as minhas tintas – ia pois, pela primeira vez na minha vida fazer o que classicamente se chama Naturezas Mortas. (...)
Só coisas com alma entram nos receptáculos de emoções que são os pintores que por sua vez transmitem estas últimas para as obras que fazem. São pois 20 naturezas mortas com alma estas imagens dos momentos que vivi intensamente nos diversos recantos do meu Porto Interior.

Sem comentários:

Enviar um comentário